Blog

Acupuntura associada à Terapia Floral

A  Acupuntura (MTC), associada à Aurículoterapia  e às terapias com florais pode ter grande efeito a uma síndrome ou doença, potencializando o reequilíbrio físico, mental e energético do indivíduo. A Acupuntura trata as síndromes por meio de agulhas que, inseridas em determinados pontos no corpo, estimulam o aumento do fluxo da energia Ki, auxiliando na tonificação da pele conforme a necessidade da pessoa. Nosso corpo possui um fluxo de energia e, caso este seja interrompido, interfere no equilíbrio do organismo, gerando, consequentemente, uma doença. Desta forma, auxilia na patologia ou até mesmo na cura.

O conhecimento da Acupuntura (MTC) tem mais de 5000 anos, mostrando-se eficaz nos tratamentos de alívio de dores, em geral, e também, nas dores crônicas e agudas. Associa-se a este tratamento, a MTC Aurículoterapia, também reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que consegue ser, ao mesmo tempo uma técnica muito eficaz e muito procurada pelas pessoas que têm medo de agulhas. Consiste nos mesmos princípios da MTC, harmonizando o indivíduo, seja na dor ou distúrbios emocionais e funcionais. A orelha representa todo o corpo e tem pontos de canais de energia de meridiano a serem tratados.

As principais indicações são para tendinites, lesões por esforços repetitivos e Distúrbio Osteomuscular relacionado ao Trabalho (LER/DORT), nevralgias, dores na coluna vertebral, dores articulares, dores de cabeça, distúrbios menstruais, distúrbios digestivos.

Paralelamente a este tratamento, pode ser utilizada a Terapia Floral, por via oral, a partir de um diagnóstico preciso da MTC, a exemplo de uma doença no fígado. Na Acupuntura MTC, significaria tratar diretamente a parte emocional, tais como a raiva, o rancor e a mágoa que, associada às essências florais com fórmulas específicas, tem a capacidade de tratar não somente o mal, mas auxiliar no esquecimento de sentimentos acumulados por anos.

Desde 1976, a Terapia Floral é reconhecida e recomendada pela OMS. As essências florais são “remédios para a alma” que possuem princípios ativos energéticos extraídos de flores que atuam na mente e nas emoções, estimulando a harmonização dos estados de ânimo negativos da personalidade que prejudicam o desenvolvimento mental, emocional, espiritual e que, muitas vezes, possibilitam o surgimento de doenças.

 

Arthur Aguiar

Terapeuta Holístico

http://pontodeequilibrioterapias.com.br/

Deixe um Comentário