Blog

O que são Cursos de Pós-Graduação?

*Os cursos ministrados junto a nossa instituição, na qualidade de Pós- Graduação, se referem a modalidade Lato Sensu.

O QUE SÃO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO?

Pós-graduação é um modelo de ensino destinado às pessoas que concluíram algum curso em nível superior (graduação). No Brasil, os cursos de graduação são divididos em títulos de licenciatura, bacharelado e tecnólogo.

O objetivo dos cursos de pós-graduação é formar profissionais especializados em determinadas áreas de atuação, tanto no âmbito acadêmico, como profissional.

No Brasil, os cursos de pós-graduação são divididos em: mestrado, doutorado, especialização e aperfeiçoamento.

Atualmente, os cursos de pós-graduação podem ser apresentados tanto em regime presencial, como através de cursos na modalidade EaD (Educação a Distância).

Os cursos de pós-graduação ministrados no Brasil, também são subdivididos em duas categorias: lato sensu e stricto sensu.

Lato Sensu e Stricto Sensu

As expressões latinas “lato sensu” e “strictosensu” significam, respectivamente, “em sentido amplo” e “em sentido estrito”.

Servem para diferenciar os tipos de cursos de pós-graduação que existem, desde os mais curtos, até os com maior tempo de duração.

Normalmente, os cursos de pós-graduação lato sensu são mais abrangentes e direcionados para o mercado de trabalho, como as especializações e MBA’s.

Os cursos de pós-graduação mais longos que englobam mestrado e doutorado são designados por “stricto sensu” (em sentido estrito). No final do curso o aluno recebe o título de mestre ou doutor.

Os cursos stricto sensu (mestrado e doutorado) são mais demorados, podendo durar de dois a cinco anos e têm a finalidade de estudar e analisar um assunto ou problema particular, mais específico e aprofundado.

As pesquisas efetuadas nas especializações stricto sensu envolvem novos problemas e a comprovação de novas teorias.

O que é Lato Sensu?

Lato sensu é uma expressão em Latim que significa “em sentido amplo”. É utilizada em outros idiomas e áreas como Direito, Linguística, Semiótica e outras, para referir que determinada interpretação deve ser compreendida no seu sentido lato, mais abrangente.

No Brasil, a expressão foi introduzida para distinguir os cursos de pós-graduação de menor duração por oposição a “stricto sensu”.

“Lato sensu” designa os cursos de especialização e MBA’s em que a atividade de pesquisa tem sentido amplo, envolvendo problemas específicos da área de estudo. O aluno recebe um certificado de conclusão no final do curso.

De acordo com o MEC (Ministério da Educação), as pós-graduações “lato sensu” devem ter duração mínima de 360 horas.

Os cursos de pós-graduação mais longos que englobam mestrado e doutorado são designados por “stricto sensu” (em sentido estrito). No final do curso o aluno recebe o título de mestre ou doutor.

As pesquisas efetuadas nas especializações lato sensu são direcionadas para a resolução de novos problemas mas aplicando as teorias já existentes.



Fontes:

Artigos relacionados ao assunto pesquisados junto a web.
Lei nº 9.394/96- Diretrizes e Bases da Educação Nacional- MEC